Mato Grosso, Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024     
Novo Portal
Novas perspectivas para o Ensino à Distância na Unemat
Novas perspectivas para o Ensino à Distância na Unemat
09/09/2003 16:08:01
por Coordenadoria de Comunicação Social


Com o objetivo de apresentar uma proposta nas áreas de Educação à Distância e Gestão do Conhecimento, o professor Renato de Oliveira da UFRGS, reuniu-se nesta terça-feira, às 10h, com o reitor Taisir Karim e professores da Instituição. A iniciativa pode gerar troca de conhecimentos e integração de metodologias com universidades brasileiras e estrangeiras.


De acordo com Oliveira, a universidade da Catalunha, em Barcelona, na Espanha, seria a parceira em potencial da Unemat. A instituição estrangeira é pública e desenvolve 100% de suas atividades em ambiente virtual, ou seja, não existe nenhuma sala de aula.


Ele revela que a parceria seria interessante, pois a universidade não deseja vender produtos, como é o caso das universidades particulares que atuam na área de educação à distância. “O projeto acadêmico da universidade prevê esse intercâmbio com universidades latino-americanas”, afirma.


Uma oportunidade que poderia gerar um benefício mútuo, com trocas de conhecimentos e um intercâmbio entre professores e estudantes. “Paralelamente, existe a possibilidade de um trabalho conjunto com uma empresa de gestão do conhecimento, vinculada à própria universidade da Catalunha”.


Dessa forma, seria possível criar um projeto global de ensino à distância, integrando as tecnologias de informação para gestão do conhecimento e favorecendo os serviços de prefeituras, organizações do setor produtivo, áreas de gestão ambiental e agricultura de precisão. “Esse complexo de atividades poderia ter na Unemat o seu centro de inteligência”.


Com isso a Universidade passaria a elaborar conteúdos de educação à distância e de apoio a grupos específicos da economia no Estado. “Essas informações atenderiam a pequenos agricultores e podem também integrar a Universidade às redes de pesquisa voltadas ao agronegócio”.


À tarde, Renato encontra-se com professores da Divisão de Ensino à Distância, Dead, e debate formas de gestão das propostas para os campi da Unemat. “Se a Universidade conseguir desenvolver estruturas de gestão com base nas tecnologias de informação, terá um ganho extraordinário”, conclui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada